sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Imagem similiforme do sonho: um segundo momento estético.

"O artista já renunciou à sua subjetividade no processo dionisíaco: a imagem, que lhe mostra a sua unidade com o coração do mundo, é uma cena de sonho, que torna sensível aquela contradição e aquela dor primordiais, juntamente com o prazer primigênio da apa­rência. O "eu" do lírico soa portanto a partir do abismo do ser: sua "subjetividade", no sentido dos estetas modernos, é uma ilusão". (NIETZSCHE, 1992:44)

No último encontro discutíamos se o impulso dionisíaco seria uma redenção às determinações modernas. Vejamos nessa passagem a antecedência do processo dionisíaco: primeiramente o poeta lírico já se dá enquanto artista dionisíaco, em unidade com o Uno-primordial de maneira musical. O que é produzido, em seguida, é o mundo narrado em repetição, estando aí a construção da imagem tão própria do sonho apolíneo. 
Dito isto, é ainda possível falarmos em uma redenção do dionisíaco em face do apolíneo?

2 comentários:

  1. Quando o poeta lírico já se dá enquanto artista dionisíaco, este vai renunciar a sua subjetividade e consequentemente o principio de individuação que é aquilo que nos torna seres individuais. Portanto, este poeta lírico enquanto artista dionisíaco se une a natureza: Não é mais artista. É obra de arte! O homem torna-se a força artística da natureza, sente-se como um deus, torna-se obra de arte segundo passagens iniciais do nascimento da tragédia de Nietzsche.
    O apolíneo é delimitado pela medida, pelo equilíbrio, marcado por ideais de calmaria e sabedoria contrariando ao dionisíaco. Penso que o que acontece é "A duplicidade do Apolíneo e do dionisíaco da mesma maneira como a dualidade dos sexos, em que a luta é incensante e onde intervêm periódicas reconciliações." (Nietzsche, 2007, pag. 24). Logo, Apolo põe medida ao desmensurado e Potente Dionísio e este segundo dá a Apolo dá a reunificação entre imagem e natureza, já que esta segunda anseia pela primeira. O poeta lírico, enquanto artista dionisíaco e uno primordial transforma a musica em imagem. Assim penso, que podemos falar em uma redenção do dionisíaco em face do apolíneo.
    Não sei se minha interpretação foi objetiva profª Ellen Caroline. Portanto, desde já gostaria de correções acerca do meu comentário. Tenha um bom domingo!

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  2. correção: penso que não é possivel mais falar em uma redenção do dionisíaco em face do apolíneo.

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