"O indivíduo, com todos os seus limites e medidas, afundava aqui no auto-esquecimento do estado dioniSíaco e esquecia os preceitos apolíneos. O desmedido revelava-se como a verdade, a contradição, o deleite nascido das dores, falava por si desde o coração da natureza. E foi assim que, em toda parte onde o dionisíaco penetrou, o apolíneo foi suspenso e aniquilado. Mas é igualmente certo que lá onde o primeiro assalto foi suportado, o prestígio e a majestade do deus délfico se externaram de maneira mais rígida e ameaçadora do que nunca". (NIETZSCHE, 1992:41-42).
"Da mesma maneira, creio eu, o homem civilizado grego sente-se suspenso em presença do coro satírico; e o efeito mais imediato da tragédia dionísiaca é que o Estado e a sociedade, sobretudo o abismo entre um homem e outro, dão lugar a um superpotente sentimento de unidade que reconduz ao coração da natureza". (Nietzsche, nascimento da tragédia, pag. 52)
ResponderExcluirPelo encontro desta quarta dia 22/11 O Dionísio é este sentimento superpotente, sentimento que reconduz á vontade de vida, ao próprio coração da natureza como na citação. Já apolo que representa a justa-medida, ideal de objetividade, tanto na imagem como na forma das coisas e claro, "o principio de individuação" como mencionado em nossos encontros. Logo, pelos exemplo, Apolo é o Deus que está mais interligado ao intelecto (razão) faculdade que quer dominar os impulsos, a vida, a carnalidade do individuo. Mas nos deparamos com Dionisiaco que é dor, êxtase, prazer, embriaguez (não no sentido pejorativo) que reafirma a vida e a vontade uma vez, esquecida pelos homens de razão! O Dionisiaco é carne, força, é a "expressão desmedida da necessidade de assumir a vida" do qual os homens por mais que sejam direcionados pelos "preceitos apolíneos" (como na citação mencionada) não podem jamais negá-lo.
Correção quarta 20/11*
ResponderExcluirPodemos discutir depois essa caracterização tão austeniana de razão e sensibilidade... Será isso mesmo?
ResponderExcluirNo encontro desta ultima quarta-feira, sem a presença para nossa querida Profª. Helen, foi apresentado e debatido sobre os capítulos 8, 9 e 10. Sendo que vários pontos geraram questionamentos. Indagações que nos direcionou para uma discussão mais aprofundada sobre esses capítulos. Entre muitos questionamentos, apontaremos o principal que acalorou o debate no encontro do grupo: existe em algum ponto uma divisão para a escolha do homem em ser dionisíaco ou apolíneo, ou estamos sem escolha, pois há um eterno conflito entre os dois deuses para afirmação a existência humana?
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